domingo, 20 de novembro de 2016

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



  É uma educação onde alunos e professores não precisam estar necessariamente juntos fisicamente, mas podem estar conectados tecnologicamente e trocarem experiências dentro do ensino- aprendizagem, assim como nos cursos presenciais. A EAD enfrenta inúmeros desafios referentes às práticas pedagógicas tendo seus pontos fortes e fracos. Dentro de um dos pontos forte podemos destacar a possibilidade de um número maior de pessoas tendo acesso a um estudo que não exige a presença física, pois muitos não disponibilizam de tempo, ou até mesmo por morarem distantes dos pólos de estudos. Quanto aos pontos frágeis está o preconceito, o questionamento sobre a qualidade do ensino e sua avaliação. A avaliação em EAD é uma das principais preocupações, pois ainda surgem dúvidas se o aluno está realmente sendo avaliado no seu aprendizado e desenvolvimento, ou se é uma questão de atingir notas. Os modelos teóricos na Educação a Distância são muito parecidos com o presencial, já que a organização é em torno das abordagens pedagógicas propostas pelo curso. Isso envolve toda a organização pedagógica do curso, a estrutura, assim como conteúdos, recursos didáticos a serem utilizados e a interatividade que é a metodologia a ser utilizada pelos professores, incluindo sua avaliação. Segundo Levy, nesse método educacional é experimentado o maior número de novidades, uma experimentação constante, por isso se torna tão interessante.

 Referências:


 SANTINELLO, Jamile, BRONOSKI, Marcos. EAD- Históricas ferramentas e contextualizações na sociedade do conhecimento. 2009 Educação à distância.


O sucesso da Educação a Distância no Brasil – Reportagem Bom Dia Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2KjqpF2PFgk. Visualizado em: 03 de Agosto de 2016.

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